Foto: Rocco Morabito, The kiss of life.
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Por retratar um instante e não a
sequência de ações que a envolvem, a fotografia, por vezes, se presta a
dubiedades ou sugestões falsas. A primeira vista, a foto que ilustra o nosso
texto de hoje, pode sugerir uma ideia equivocada. O que parece ser um beijo
amoroso, entre dois homens que se entregam a luxuria dependurados no alto de um
poste, é na verdade uma tentativa de ressuscitação. “The Kiss of Life" foi a imagem vencedora do Prêmio Pulitzer de
1988. Ela foi tirada pelo fotógrafo americano Rocco Morabito (1920-2009).
Em uma manhã de 1987 quando Morabito
estava a caminho de uma pauta, encontrou a cena inusitada em que o operário
J.D. Thompson tenta salvar a vida de seu companheiro de trabalho, Randall G.
Champion após este ter recebido uma descarga de alta tensão. A imagem mostra
Thompson fazendo uma respiração boca a boca, enquanto aguarda o resgate. Essa
imagem exemplifica bem o quanto um registo fotográfico pode induzir a um erro
de interpretação quando está fora de contexto.
Em termos artísticos, a fotografia tem licença
para enganar o olhar através da sugestão de realidades falseadas. Esse é um
imperativo das expressões artísticas. Porém, quando não está a serviço da arte,
o malogro pode ser um perigoso instrumento de manipulação de desavisados, sobre
os usos possíveis de uma imagem. É preciso então, estar atento, para não ser
enganado por uma ideia falsa, sugerida por uma imagem fora de contexto ou vista
de forma apressada e julgada de modo esdrúxula, apenas por parecer que assim é,
porque lhe convém.
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