Teo e o caso Bethânia

.
.
Meu querido amigo Teo, com sua habitual inquietação verbal, resolveu opinar sobre o caso Maria Bethânia e a polêmica em torno da criação do blog O MUNDO PRECISA DE POESIA. Sempre tivemos divergências e pontos de vistas distintos. Dessa vez não foi diferente. Fico contente que essas discordâncias, tão marcantes e creio irreversíveis entre nós, nunca abalaram nossa amizade, pelo contrário, fertilizaram nossa relação. Abaixo, reproduzo o texto que ele escreveu e pediu para ser publicado ao lado do meu. Em seguida, exponho, mais uma vez, minhas ideias...tentando contrariá-lo, claro.




MARICOTINHA QUER UM DINHEIRINHO



Teo Jr. - São Paulo
_____________________________



Maria Bethânia Veloso, filha de Seu Zezinho e de Dona Canô, é uma das maiores cantoras de um país onde quase todo mundo canta. Dona de seu nariz, independente, traçou uma carreira vitoriosa que se iniciou em 1965, quando ela contava apenas 18 anos -- no momento em que ela fechou a cara, estufou o peito e interpretou "Carcará", de João do Vale. De lá para cá, muitas águas rolaram, muitos homens lhe amaram, surgiram em sua vida Teresinha, Maricotinha, Mãe Menininha e sua voz potente e poderosa denunciou muitas que seu coração ora sangrava, ora explodia.

Interpretou compositores de primeiro escalão, como Chico Buarque, Tom Jobim, Roberto Carlos, aventurou-se no "popular-popular" com Dominguinhos e Nando Cordel até descambar em Zezé di Camargo. Escapa à minha compreensão o que se passou na inteligência, na sensibilidade de Bethânia, ao gravar "É o Amor", música de quinta categoria. Para puxar o saco da cantora, disseram que em sua voz essa desgraça ganhara "vida", que ela dera uma interpretação "diferente" à música que se conhecia. Mentira. "É o Amor" é uma catástrofe cantada até por um anjo celeste. Bethânia é, sem dúvida, uma grande intérprete, mas ao que me consta ainda não está realizando milagres. Bethânia é uma cantora, não uma encantadora de serpentes. Ela acredita que o mundo precisa de poesia; mas para isso ela precisa de dinheiro. A cantora pede mais de 1 milhão de reais para viabilizar um projeto:um blog na internet onde declamaria poemas.

A ideia da cantora em difundir a literatura me parece excelente e louvável. Sabemos que a aranha vive do que tece e, ao prestar um serviço à cultura, ela precisa ser remunerada. O que me parece fora de sentido é a exorbitância que vai se pagar a ela por este trabalho. Falam em 1 milhão de lá vai cacetada e, em minha opinião, esse projeto não vale essa quantia toda. Rogério argumentou no blog que é perfeitamente saudável que a cantora receba essa quantia, e ele apoiaria da mesma forma se ao invés de 1 milhão (de reais) fossem 2 ou fossem 3. Ele lembra ainda que no Carnaval gasta-se muito mais e ninguém reclama.

Não, Rogério! Discordo. Se no Carnaval gasta-se uma fábula, é fato lastimável e merece nossa reprovação, apesar de ela ser uma festa democrática. Ivete Maria tocou esses dias no Mercado Modelo, para a comemoração do aniversário de Salvador (como se a cidade precisasse fazer aniversário para haver festa). Dois erros não geram um acerto. Maria Bethânia está de parabéns ao emprestar sua voz a este projeto, porém não acredito que seja necessária essa fortuna. Repito: a artista precisa receber o valor que merece um blog na internet -- e não o que ela quer.

Nenhum comentário: