Um país às escuras

Agora falta pouco. Depois de empreender uma política de privatizações, de manchar sua história com escândalos de corrupção que não estancam nunca; (menos de um ano depois do julgamento do Mensalão o Supremo já se prepara para o julgar de outro escândalo de proporções ainda maiores do que o anterior); de praticar o mais vergonhoso fisiologismo na política e de privilegiar banqueiros e empreiteiros em negócios escusos, o PT, que se orgulhava de ser um partido “diferente” dos demais, está a um passo de realizar todos os (mal)feitos do partido que o antecedeu no poder.

No governo FHC o Brasil viveu, entre outros problemas, bem semelhantes aos que o PT vive hoje; uma grave crise de abastecimento energético. Quem viveu aqueles dias sabe, que faltava energia pra tudo e o único recurso do governo foi o racionamento. Falta de investimento no setor, má gestão do operador e escassas linhas de transmissão foram apontadas na época como os problemas. Passados dois mantados do presidente Lula e seguindo agora para o segundo da presidenta Dilma, ambos do partido de oposição ao governo que deixou faltar luz no país, o mesmo risco de apagão assombra os brasileiros.

Ontem, por volta das 15h, faltou energia em toda a Região Sul, nos quatro estados do Sudeste, na região Centro-Oeste e também em Rondônia. Esses blackouts estão se tornando constantes. O governo afirma que isso são apenas falhas pontuais e que nada disso ameaça o sistema. Estão descartadas as possibilidades de apagão. A mesma desculpa foi usada no governo FHC até que o país se deu conta de que o sistema estava em colapso e obras que supririam as novas demandas foram licitadas às pressas.

O governo do PT, como sempre recusa a acusação de que não está fazendo nada e acusa o verão inclemente que castiga o país com temperaturas acima dos 40°C em alguns lugares, como o responsável pelo aumento inesperado da demanda que vem gerando todos os estes transtornos.

Tudo isso acontece bem no momento em que o governo anuncia um aumento da tarifa energética para os consumidores. Falta energia no país e a resposta do governo é simples, cobrar mais do brasileiro por que ele está utilizando energia em excesso. Consumir energia agora é quase comparável a um crime de lesa pátria.

Escândalos, políticas de arrocho, falhas na gestão da infraestrutura nada difere o governo PT do PSDB. Ambos os partidos se irmanam no seus proposito partidário e esquecem que têm um país para administrarem.  

Nenhum comentário: