INDISPENSÁVEL

.
.
Novidade à vista. O poeta, editor e folclorista Marco Haurélio anunciou ontem no seu blog Cordel Atemporal, o lançamento, para breve, de seu novo trabalho, CONTOS FOLCLÓRICOS BRASILEIROS. O livro sairá pela editora Paulus e conta com, ilustração de Maurício Negro e notas do Dr. Paulo Correia, do Centro de Estudos Ataíde Oliveira, da Universidade do Algarve, Portugal, segundo nos informa o blog. O trabalho se constitui numa antologia de contos populares, colhidos pelo poeta no interior baiano entre familiares e mestres de sabença. A iniciativa, ao tempo em que valoriza os saberes e a memória popular de homens e mulheres que souberam pacientemente preservar saborosas estórias; desmistifica a ideia corrente de que no Nordeste só há pobreza. Longe dos estereótipos limitadores, Marco Haurélio assume a dianteira de uma geração de escritores entusiasmados com a cultura Brasileira. Não há dúvidas de que, em se tratando de um escritor apaixonado pelo ofício literário, que exerce desde a mais tenra idade, e de alguém que valoriza as tradições e as riquezas do povo brasileiro, como poucos, podemos esperar uma obra de qualidade indiscutível. Desnecessário dizer que, desde já, esse passa a ser um livro obrigatório para todos os amantes da boa literatura.

2 comentários:

marcohaurelio disse...

Irmão,
você acompanhou em parte a fase de garimpo, inclusive o texto anotado, pelo Jorge "Bala", de seu pai, Zé de Tó, por sinal, o único conto recolhido em Caetité, que integra a coletânea.

O conto em questão consta da recolha clássica dos Irmãos Grimm, com o nome "João Valente", (Der starke Hans [O forte João] na classificação Aarne Thompson, com o motivo 650A) e de outras coletâneas que pude consultar, como a de Adolfo Coelho, que chegou a mim por seu intermédio.

Um abraço.

marcohaurelio disse...

Irmão,
aproveito para agradecer e einformar que o livro já saiu e será lançado oficialmente dia 5 de maio.
Aproveito, também, para pedir um favor: se possível, passe-me o endereço de Jorge "Bala", poisd o pai dele, Zé de Tó, é um dos personagens deste livro.