Alberto Korda - La Nina de la Muneca de Palo. La Havana, Cuba, 1959.
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Fidel Castro en el ojo de Alberto Korda
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Mitin en la Habana. Alberto Korda
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Há, entre todas as imagens aqui destacadas,
uma que destoa das demais. É a última. O garoto com dedo em riste toma o lugar
do líder que na imagem assume uma posição nova na ordem história de sua vida:
ele ouve e não é mais ouvido. Sua autoridade está temporariamente suspensa, não se impõe mais. A inversão de papéis, sugerida pelo “instante
decisivo”, captado com maestria por Alberto Korda, dar-nos outra inquietante
ideia do líder, que inspirava as massas movendo apenas - ironia da foto - um
único dedo. A paralisação do tempo, no instante em que a cena se dá, corrompe
todas as ideias anteriormente construídas sob a figura do homem forte, do
guerrilheiro, aqui fragilizado, pelo ato inesperado de uma criança. A julgar
pela posição de Korda na Revolução Cubana, essa imagem revela-nos que, ante as intuições artísticas, todo ato ideológico trai a si mesmo.
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