A festa da Mandioca

Há décadas, o distrito caetiteense de Maniaçu celebra as suas raízes. Raízes aqui não é mero adorno linguístico, impresso apenas para sugerir identidade e pertencimento. O sentido da palavra vai além, e toca o seu referente. É que Maniaçu cresceu e prosperou em torno do cultivo de um dos mais importantes alimentos brasileiro herdado dos índios: a mandioca.

Vai daí que esse tubérculo está, intimamente, ligado às origens do lugar. Foi em volta dele que famílias inteiras cresceram e que o lugar tornou-se referência no cultivo e manufatura dos vários produtos ligados à mandioca. Por esse motivo, o distrito da “mandioca grande” - essa é a tradução livre do nome indígena do lugar – realiza, todos os anos, um festejo que lembra à comunidade a fonte de sua origem.

Esse ano, o evento contou, mais uma vez, com a colaboração das escolas locais. Como é habitual, os colégios municipais Zelinda Teixeira e Nunila Ivo estiveram presentes e ajudaram a compor o desfile que coloriu o distrito. Abaixo alguns dos meus registros fotográficos do festejo. Cliquem na imagem e acessem o site.


P.S. Registro aqui também o meu agradecimento especial aos alunos do colégio Tereza Borges de Caetité que gentilmente me permitiram tirar todas as fotos quanto eu imaginasse deles, sem nenhuma reserva. Obrigado aos alunos pela confiança.

Nenhum comentário: