Imprecação

Rogar aos santos a intercessão divina contra os males que afligem o povo, parece ser prática frequente nas comunidades menos favorecidas de todo o Brasil. Sem auxilio terrestre o povo se socorre no único recurso disponível ao seu alcance, Deus e os Santos. Roga-se a tudo. Contra as pragas que assolam a lavoura. Contra os temores noturnos. Contra as doenças. São infindáveis os males que afligem o povo. Um dos mais violentos desses males é com certeza o flagelo da seca. Há uma infinidade de orações pedindo a intercessão dos Santos junto a Deus para cessar a escassez e permitir logo que chova. Encontrei aqui em Caetité uma senhora que me narrou uma reza que era invocada sempre que o flagelo da falta d´água se tornava pesado demais para suportar.

Oração a Santa Maria Madalena.

“Santa Maria Madalena tenha dó dos inocentes, não deixa morrer de fome, não deixa morrer de sede. Chuva por esmola, pão que nos consola, sol que alumeia. Santa Maria rogai por nós.”


Não consegui entender por que a súplica era a Santa Maria Madalena e não a São Pedro, reconhecido padroeiro das águas. Li a Legenda Aurea de Jacopo de Varazze o verbete sobre a Santa M. Madalena. Não encontrei nenhuma relação direta entre ela e o auxílio aos flagelados da seca. Havia porém uma menção ao auxilio de Maria Madalena na gravidez de uma rainha que não podia ter filho. 

Nenhum comentário: